Templates by BIGtheme NET

#SPnaRussia: O futebol nos Jogos Abertos da Juventude

SELJ traz série de reportagens especiais antes e durante a Copa do Mundo de 2018

  

Durante a Copa do Mundo da Rússia, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) traz uma série de matérias especiais que tem como tema a paixão nacional: futebol.

Para “iniciar a partida”, conversamos com dois jogadores que foram destaques na fase final dos Jogos Abertos da Juventude, competição organizada pela SELJ que foi realizada entre os dias 25 de maio e 2 de junho no município de Franca.

O torneio reuniu mais de 3.200 pessoas representando 111 municípios de todas as regiões do Estado. Foram disputadas 15 modalidades esportivas e, somando as fases regionais e sub-regionais, mais de 28 mil atletas de 328 cidades paulistas participaram da competição.

 Entre eles estavam a atacante Thaicyane Rocha, representando a cidade de Araraquara, e o meia-atacante Luiz Henrique da Silva Ramos, que defendeu as cores de Pindamonhangaba. Ambos foram artilheiros do campeonato e campeões do futebol de campo feminino e masculino dos Jogos Abertos da Juventude. Eles  contaram sobre suas participações no torneio realizado pela SELJ, suas inspirações no futebol e expectativas para a Copa do Mundo.

 Nascida em Umuarama, no interior do Paraná, Thaicyane foi descoberta pela volante da Seleção Brasileira, Thaisa Moreno, e chegou a Araraquara aos 16 anos de idade para atuar na tradicional equipe da Ferroviária (Guerreiras Grenás), equipe que representou a cidade durante os Jogos. “É uma honra vestir essa camisa. Me sinto orgulhosa pois tivemos momentos de superação e alcancei meus objetivos”, conclui. A jogadora de 17 anos marcou nove gols durante o campeonato e destacou o espírito coletivo. “Tive a oportunidade de conhecer melhor as meninas trabalhando em equipe. Isso foi fundamental para nossa conquista. Os Jogos Abertos da Juventude foram ótimos”, finaliza a goleadora.

Já o meia Luiz Henrique, de 18 anos, nasceu em Pindamonhangaba e representou sua cidade natal na competição. Foi descoberto quando jogava futebol de salão em um torneio de bairro e foi convidado pelo atual técnico da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da cidade para trocar a quadra pelo gramado. Além de erguer o troféu, o jogador marcou 11 gols e contou sobre sua participação nos Jogos Abertos da Juventude: “realizei um sonho ao representar minha cidade em um campeonato tão difícil, onde tínhamos que errar o mínimo possível”, destaca.

Os jovens atletas também sonham em um dia vestir a camisa da Seleção Brasileira de futebol e dão os seus palpites para a Copa do Mundo.  “Não tenho um palpite certo, mas estou confiante com o Brasil”, declara Thaicyane, que tem Thaisa Moreno como inspiração. Já Luiz tem como espelho o jogador argentino Lionel Messi e aposta suas fichas na seleção canarinho: “acho que o Brasil tem uma grande chance de levar a Copa, porém tem outros países que estão indo para a Rússia com muita força, como a França e a atual campeã Alemanha”.

O árbitro deu o apito inicial do #SPnaRússia ! Não deixe de acompanhar nossas reportagens especiais antes e durante a Copa do Mundo 2018.

Para saber mais sobre os Jogos Abertos da Juventude, acesse: http://www.selj.sp.gov.br/?p=11353

Sede: Praça Antônio Prado, 09 – Centro – 01010-010 - São Paulo – SP - Fone: 11 3241-5822