Templates by BIGtheme NET

Visitas monitoradas ao antigo edifício Banco de São Paulo

Prédio construído na década de 1930 preserva características arquitetônicas e detalhadas da época, sendo considerado o mais importante exemplar Art Decô do Brasil

 

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ)  disponibiliza um programa de visitas e exposições monitoradas a sua sede, um prédio histórico na Praça Antônio Prado, no Centro, onde funcionou durante décadas o extinto Banco de São Paulo. Projetado em 1935 pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho e inaugurado em 1938, o edifício tombado pelo Condephaat é um importante símbolo do estilo art déco na Capital, mantendo detalhes da época, como os cofres particulares preservados, pisos, revestimentos e elevadores.

As visitas aos cofres (com portas produzidas pela alemã Panzer, fabricante de tanques durante a Segunda Guerra Mundial), à antiga agência, aos elevadores, à sala de reuniões do presidente e ao mirante do sexto andar serão realizadas sempre de segunda à quinta-feira, com horários especiais para escolas e universidades.

O projeto de visitação e exposição do antigo Banco de São Paulo é uma realização da SELJ, com entrada gratuita a todos os visitantes.

 

Visitação e exposição monitoradas do edifício-sede da SELJ (antigo Banco de São Paulo)

Datas  para visitação: segunda e quinta-feira, das 10 às 11 e das 13 às 14 horas

Escolas e universidades: segunda a quinta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 15 horas (agendamento por e-mail)

Endereço da SELJ: Praça Antônio Prado, nº 9, Centro, São Paulo-SP

E-mail para agendamento e informações: Ivone Alves – ifalves@sp.gov.br – visitabsp@gmail.com

Telefone: (11) 3241-5822 (ramal 1200).

Fotos:

Foto: Carolina Mossin | Prédios de São Paulo

O Edifício

O Edifício histórico que abriga a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, foi sede do “Banco de São Paulo”, projetado em 1935 e inaugurado em 1938, contendo 15 andares e dois subsolos, com entrada pela Rua XV de Novembro, 347(Espaço Turístico), Praça Antônio Prado, 9 , e Rua São Bento, 380 e 398, respectivamente.

O prédio é considerado como um dos edifícios mais bonitos do centro de São Paulo, em 13 mil metros quadrados de área construída, já foi alvo de pesquisas para estudantes de Arquitetura e Belas Artes de São Paulo e de outros estados, um dos poucos edifícios que ainda contém em alguns andares “Art Decó” preservada, entre outros estilos de decoração, exemplo localizado no 4º andar, o forro é todo trabalhado em gesso, com luminárias originais de alabastro em forma de bandeja, se percebe a madeira entalhada, encrustada de painéis de couro trabalhado, feito pelo Liceu de Artes e Ofício, impossível de ser confeccionado nos dias de hoje, face à ausência de mão de-obra especializada.

Os elevadores desenhados por dentro e por fora, em todos os andares existem ao lado dos elevadores depósitos para carta. Caixas do correio encontram-se nas portarias, peças de mármore nas escadarias, inclui-se um poço de iluminação e os corredores de circulação de todo prédio. O edifício está dividido em dois prédios, interligados entre andares um com 11 e o outro com 15 andares, lembrando que o edifício foi construído para abrigar o “Banco do Estado de São Paulo” e todos os detalhes foram especificamente criados para ostentar o luxo daquela época, após esse período, o edifício foi sede do Jockey Clube de São Paulo, para depois ser ocupada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

001  002

Fotos: Antonio Duarte.

Sede: Praça Antônio Prado, 09 – Centro – 01010-010 - São Paulo – SP - Fone: 11 3241-5822