Templates by BIGtheme NET

Programas Juventude

 Facebook  twitter  insta  youtube  flickr

 

vetor-logo-juventude

 

 

 

COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS PARA A JUVENTUDE

 

E-mail: juventude@sp.gov.br
Fone: 11 3241-5822 – Ramal: 1198 / 1220

 

Equipe Técnica

Oficial Administrativa: Elaine Cristina dos Anjos Papoy
E-mail: epapoy@sp.gov.br
Fone: 3241-5822 – Ramal:1213

 

SOBRE

A Coordenação de Programas para a Juventude foi criada com o intuito de atender a parcela da população que se encontra na faixa de 15 a 29 anos. As pessoas que constituem esse público, que hoje somam mais 11 milhões no Estado, apresentam características e necessidades comuns, devido a peculiaridades do momento de vida delas e ao período histórico que atravessam. É responsabilidade da Coordenação de Programas para a Juventude agir no sentido de contribuir para que todas as políticas públicas necessárias ao pleno desenvolvimento da juventude sejam integradas, eficazes e eficientes, pois essa é a semente para o desenvolvimento da sociedade paulista, em todo o seu potencial.

HISTÓRICO

1986 Criado o Conselho Estadual da Juventude, por meio do Decreto 25.588, durante o governo de André Franco Montoro.

1997 Reativado o Conselho Estadual da Juventude, pelo Decreto 42.487, durante o governo de Mário Covas.

1999 Criada a Secretaria de Juventude, pela Lei 10.387, ainda durante o governo de Mário Covas.

2001 Aliada, em uma só Secretaria de Estado, as pastas de juventude, de esporte e de lazer, pela Lei 10.947, dando origem à Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que passa a abrigar, além do Conselho Estadual da Juventude, a estrutura da Coordenadoria de Programas para a Juventude, e, efetivamente, viabiliza o funcionamento dessa instância, com foco nas pessoas com idades entre 15 e 24 anos.

2007 A Coordenadoria de Programas para a Juventude desvincula-se da pasta de esporte e lazer, que passa a se chamar Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo. Neste mesmo ano, a Coordenadoria de Programas para a Juventude é transferida para a recém-criada Secretaria de Relações Institucionais, por meio do Decreto 51.460 e amplia seu foco para pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

2011 É lançado o Decreto 56.637 que organiza a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, retirando o turismo, que se transforma em uma secretaria própria e transferindo a Coordenadoria de Programas para a Juventude da Secretaria de Relações Institucionais de volta para a pasta do esporte, agora com o nome de Coordenação de Programas para a Juventude.

 

DECRETOS E ESTATUTOS

 

  • A Coordenação de Programas para a Juventude e a Secretaria de Esportes: Decreto 56.637/2011 que organiza a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e dá providências necessárias. LER DECRETO.

 

  • Estatuto da Juventude: Dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.   LER ESTATUTO.

 

  • Dicas de como criar um Conselho de Juventude: Dispõe sobre as diretrizes gerais para criação de Conselho de Juventude Estadual ou Municipal.
    Acesse o arquivo em pdf clicando AQUI.

 

  • Decreto 42.487/97: Organiza o Conselho de Juventude do Estado de São Paulo com as diretrizes e providências necessárias para sua criação. LER DECRETO.

 

 

 

Sede: Praça Antônio Prado, 09 – Centro – 01010-010 - São Paulo – SP - Fone: 11 3241-5822