Templates by BIGtheme NET

22º JORI – Jogos Regionais do Idoso 2018

Calendário Geral do JORI 2018 Regulamento

Etapa Final Estadual – Praia Grande

Dias 24 a 29 de Março de 2018

Conheça a cidade-sede: Praia Grande

O município de Praia Grande conta com mais de 310 mil habitantes e está a 72 quilômetros da Capital em uma área de mais de 147 quilômetros².  As terras que pertencem a Praia Grande hoje em dia pertenciam antigamente à capitania de São Vicente que, tempos depois, virou capitania de São Paulo e, séculos mais tarde, estado de São Paulo. Praia Grande, hoje município do estado de São Paulo, pertenceu à cidade de São Vicente até 1967, quando ocorreu sua emancipação política. Desde então tornou-se um município independente, com administração própria, podendo eleger seu prefeito e vereadores.

A partir de 1993, a cidade iniciou uma verdadeira revolução: o sistema de transportes foi totalmente remodelado, mais de 90 por cento das ruas foi pavimentada, o esgoto iniciou uma expansão em coleta, sendo tratado e arremessado a mais de 3 quilômetros da costa, a orla da praia e os principais pontos turísticos foram totalmente reurbanizados, proibiu-se a entrada de ônibus de excursões sem prévia licença da prefeitura, o sistema viário foi totalmente revisto e readequado, em intervenções que ocorreram até 2006.

Hoje, o turismo tem outra característica. As cabines deixaram de existir e deram lugar a outras atividades comerciais e serviços. Após cinco décadas de transformações profundas, Praia Grande cresceu, se desenvolveu e em 2018 recebe a grande decisão dos Jogos Regionais do Idoso.

Congresso técnico

Boletins

Boletim 01 Boletim 02 Boletim 03 Boletim 04 Boletim 05  Boletim 06

Fotos:

Final Estadual - 22º JORI - Praia Grande

8ª Etapa |  4ª Região Esportiva

Dias 13 a 18 de Março de 2018

Conheça a cidade-sede: Limeira

Com mais de 294 mil habitantes e uma área de 581 km², Limeira está localizada próxima a Campinas, a 143 quilômetros da capital. O município é considerado um dos berços da imigração europeia no Brasil e hoje tem fama por ser a capital da joia folheada. A localização privilegiada de Limeira, cortada pelas mais importantes rodovias do país (Anhanguera, Bandeirantes, Washington Luís e SP-147 – que interliga Piracicaba, Limeira, Mogi Mirim e o sul de Minas Gerais), facilita o acesso ao visitante, que encontra à disposição uma rede hoteleira de qualidade e um amplo setor de serviços e infraestrutura.

Importante polo industrial do interior do Estado de São Paulo, a cidade foi grande centro cafeicultor no século XIX, especialmente pela iniciativa do Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, que em 1841 trouxe 90 portugueses do Minho para a sua Fazenda Ibicaba, onde constituiu a primeira colônia de parceria do Brasil Imperial. Essa iniciativa pioneira outorgou a Limeira o título de “Berço da Imigração Europeia pelo Sistema de Parceria”.

Merece destaque, ainda, a crescente expansão da oferta de acontecimentos programados (feiras, exposições etc.) no município. Estas e outras características abaixo elencadas fazem de Limeira um município de interesse turístico e cultural de extrema relevância não apenas no Estado de São Paulo, mas também no cenário nacional.

Boletins

Boletim 01 Boletim 02 Boletim 03  Boletim 04  Boletim 05 Boletim 06

Fotos:

22º JORI - Limeira

7ª Etapa |  1ª Região Esportiva

Dias 6 a 11 de Março de 2018

Conheça a cidade-sede: São Vicente

 Com uma população superior a 330 mil habitantes e uma área de 146 km², São Vicente está localizada na Baixada Santista, a 70 quilômetros da capital. Trata-se da primeira cidade da história do Brasil, fundada em 22 de janeiro de 1532. Coincidentemente, nesse mesmo dia, 30 anos antes, a expedição do também navegador português, Gaspar Lemos, havia chegado aqui e batizado o local como São Vicente, em homenagem a São Vicente Mártir. Martim Afonso de Sousa, católico fervoroso, ratificou o nome.
Isso porque, logo após a sua chegada, ele adotou as medidas recomendadas pelo Rei de Portugal e organizou um sistema político-administrativo nas novas terras. Assim, após batizar o local oficialmente como Vila de São Vicente, Martim Afonso de Sousa instalou aqui a Câmara, o Pelourinho, a Cadeia e a Igreja, símbolos da colonização e bases da administração portuguesa.
Para São Vicente, o título de Vila representava mais benefícios para o povo, já que esse era o termo utilizado pelos portugueses para designar uma cidade organizada. É desse fato que deriva o título vicentino de Cellula Mater da Nacionalidade, ou Primeira Cidade do Brasil.
Pela importância estratégica do local, Martim Afonso de Sousa coordenou, em 22 de agosto de 1532, as primeiras eleições populares das Três Américas, instalando a primeira Câmara de Vereadores do continente. Por esse motivo, São Vicente é considerado como o berço da democracia americana.

Boletins

Boletim 01 Boletim 02 Boletim 03 Boletim 04  Boletim 05  Boletim 06

Fotos:

22º JORI - São Vicente

6ª Etapa |  2ª Região Esportiva

Dias 27 de Fevereiro a 04 de Março de 2018

Conheça a cidade-sede: São Sebastião

São Sebastião é a cidade mais antiga do Litoral Norte. Outrora, tempos antes do início da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a serra de Boiçucanga – 30 km ao sul de São Sebastião – uma divisa natural das terras das tribos.  O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da Ilha de São Sebastião – hoje Ilhabela – a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.  Nos anos 40, implanta-se a infra-estrutura portuária e nos anos 60 chega o terminal marítimo de petróleo, da Petrobras, fatores decisivos para a retomada do desenvolvimento econômico. A “descoberta” de São Sebastião como destino turístico depois da abertura da rodovia Rio-Santos no final dos anos 70 veio proporcionar a São Sebastião mais uma oportunidade de desenvolvimento, agora baseada no turismo. De maneira controlada e ecológica, o turismo hoje é a vocação assumida pelos sebastianenses movimentar sua economia. (Fonte: http://www.saosebastiao.tur.br/historia-porto-de-sao-sebastiao.html)

Boletins

Boletim 01 Boletim 02 Boletim 03 Boletim 04 Boletim 05 Boletim 06

Fotos:

Coreografia - Pinda

5ª Etapa |  5ª Região Esportiva

Dias 20 a 25 de Fevereiro de 2018

Conheça a cidade-sede: Cravinhos

O nome Cravinhos origina-se da flor Cravina, pequenos cravos, que havia em grande quantidade nos canteiros da Fazenda Cravinhos e na região, com a população estimada de 34.651 habitantes (segundo IBGE 2007), sua localização é próxima da cidade de Ribeirão Preto.

A família Pereira Barreto provenientes do Estado do Rio de Janeiro, foram os grandes colaboradores para a fundação da cidade, eles possuíam grande experiência na cultura do café. Luiz Pereira Barreto, e o Cel. José Pereira Barreto e suas caravanas chegaram até Casa Branca, cidade de Ribeirão Preto aonde possuía muitos cafezais, até que um dia indicaram a Fazenda Cravinhos. O potencial da terra era grande e o desenvolvimento surgiu  na cidade. No ano 1883 foi inaugurada a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Cravinhos se emancipou politicamente em 22 de julho de 1897.

Boletins

Boletim 01 Boletim 02  Boletim 03 [button color=”blue” size=”small” link=”http://www.selj

Sede: Praça Antônio Prado, 09 – Centro – 01010-010 - São Paulo – SP - Fone: 11 3241-5822