Templates by BIGtheme NET

História

O esporte sempre fez parte do Governo do Estado de São Paulo. Antes conhecida como DEFE – Departamento de Educação Física e Esportes virou Secretaria propriamente dita em 25 de janeiro de 1965, intitulada Secretaria de Estado dos Negócios de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo regido pela Lei nº 8.663, sendo governador do Estado, na época, o Dr. Adhemar de Barros.

Em 29 de dezembro de 1967, o Governador Roberto Costa de Abreu Sodré, considerando progressiva descaracterização da Secretaria do Governo como unidade de administração geral do Estado, e também diversidade de suas atribuições mais ligada à cultura e aos esportes, efetuou uma reforma administrativa das atividades de promoção social, cultura, educação física, esportes e turismo, e através do Decreto nº 49.165, a Secretaria passou a denominar-se Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.

Em 15 de março de 1975, o governo do Sr. Paulo Egydio Martins alterou a estrutura e a denominação da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, criando a Secretaria de Estado dos Negócios de Esportes e Turismo pelo Decreto n° 5.929. Em 2001, com a gestão do Secretário Gabriel Chalita, houve uma nova mudança com novo plano de trabalho para aumentar o apoio aos jovens no estado, passando a ser chamada de Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer.

Em 2003, na gestão do Secretário de Estado Lars Grael, houve uma nova denominação da Pasta: foi tirado o plural de “Esportes”, passando a ser chamada de Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.

Claury Alves da Silva entra como secretário de Estado no ano de 2007, com uma estrutura diferenciada, e somada a inclusão do Turismo a Pasta fica intitulada como Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.

Conforme decreto nº 56.635, de 01 de janeiro de 2011, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, passa a denominar-se Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude na gestão de Jorge Pagura.

Desde então, já foram titulares da Pasta, José Benedito Pereira Fernandes, José Auricchio Junior,  Jean Madeira e Paulo Gustavo Maiurino. Atualmente, o Secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude é Cacá Camargo

Sede: Praça Antônio Prado, 09 – Centro – 01010-010 - São Paulo – SP - Fone: 11 3241-5822