Templates by BIGtheme NET

22º JORI – Jogos Regionais do Idoso 2018

Calendário Geral do JORI 2018 Regulamento

Etapa Final Estadual – Praia Grande

Dias 24 a 29 de Março de 2018

Conheça a cidade-sede: Praia Grande

O município de Praia Grande conta com mais de 310 mil habitantes e está a 72 quilômetros da Capital em uma área de mais de 147 quilômetros².  As terras que pertencem a Praia Grande hoje em dia pertenciam antigamente à capitania de São Vicente que, tempos depois, virou capitania de São Paulo e, séculos mais tarde, estado de São Paulo. Praia Grande, hoje município do estado de São Paulo, pertenceu à cidade de São Vicente até 1967, quando ocorreu sua emancipação política. Desde então tornou-se um município independente, com administração própria, podendo eleger seu prefeito e vereadores.

A partir de 1993, a cidade iniciou uma verdadeira revolução: o sistema de transportes foi totalmente remodelado, mais de 90 por cento das ruas foi pavimentada, o esgoto iniciou uma expansão em coleta, sendo tratado e arremessado a mais de 3 quilômetros da costa, a orla da praia e os principais pontos turísticos foram totalmente reurbanizados, proibiu-se a entrada de ônibus de excursões sem prévia licença da prefeitura, o sistema viário foi totalmente revisto e readequado, em intervenções que ocorreram até 2006.

Hoje, o turismo tem outra característica. As cabines deixaram de existir e deram lugar a outras atividades comerciais e serviços. Após cinco décadas de transformações profundas, Praia Grande cresceu, se desenvolveu e em 2018 recebe a grande decisão dos Jogos Regionais do Idoso.

Congresso técnico

Boletins

Boletim 01 Boletim 02 Boletim 03 Boletim 04 Boletim 05  Boletim 06

Fotos:

Final Estadual - 22º JORI - Praia Grande

8ª Etapa |  4ª Região Esportiva

Dias 13 a 18 de Março de 2018

Conheça a cidade-sede: Limeira

Com mais de 294 mil habitantes e uma área de 581 km², Limeira está localizada próxima a Campinas, a 143 quilômetros da capital. O município é considerado um dos berços da imigração europeia no Brasil e hoje tem fama por ser a capital da joia folheada. A localização privilegiada de Limeira, cortada pelas mais importantes rodovias do país (Anhanguera, Bandeirantes, Washington Luís e SP-147 – que interliga Piracicaba, Limeira, Mogi Mirim e o sul de Minas Gerais), facilita o acesso ao visitante, que encontra à disposição uma rede hoteleira de qualidade e um amplo setor de serviços e infraestrutura.

Importante polo industrial do interior do Estado de São Paulo, a cidade foi grande centro cafeicultor no século XIX, especialmente pela iniciativa do Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, que em 1841 trouxe 90 portugueses do Minho para a sua Fazenda Ibicaba, onde constituiu a primeira colônia de parceria do Brasil Imperial. Essa iniciativa pioneira outorgou a Limeira o título de “Berço da Imigração Europeia pelo Sistema de Parceria”.

Merece destaque, ainda, a crescente expansão da oferta de acontecimentos programados (feiras, exposições etc.) no município. Estas e outras características abaixo elencadas fazem de Limeira um município de interesse turístico e cultural de extrema relevância não apenas no Estado de São Paulo, mas também no cenário nacional.

Boletins

Boletim 01 Boletim 02 Boletim 03  Boletim 04  Boletim 05 Boletim 06

Fotos:

22º JORI - Limeira

7ª Etapa |  1ª Região Esportiva

Dias 6 a 11 de Março de 2018

Conheça a cidade-sede: São Vicente

 Com uma população superior a 330 mil habitantes e uma área de 146 km², São Vicente está localizada na Baixada Santista, a 70 quilômetros da capital. Trata-se da primeira cidade da história do Brasil, fundada em 22 de janeiro de 1532. Coincidentemente, nesse mesmo dia, 30 anos antes, a expedição do também navegador português, Gaspar Lemos, havia chegado aqui e batizado o local como São Vicente, em homenagem a São Vicente Mártir. Martim Afonso de Sousa, católico fervoroso, ratificou o nome.
Isso porque, logo após a sua chegada, ele adotou as medidas recomendadas pelo Rei de Portugal e organizou um sistema político-administrativo nas novas terras. Assim, após batizar o local oficialmente como Vila de São Vicente, Martim Afonso de Sousa instalou aqui a Câmara, o Pelourinho, a Cadeia e a Igreja, símbolos da colonização e bases da administração portuguesa.
Para São Vicente, o título de Vila representava mais benefícios para o povo, já que esse era o termo utilizado pelos portugueses para designar uma cidade organizada. É desse fato que deriva o título vicentino de Cellula Mater da Nacionalidade, ou Primeira Cidade do Brasil.
Pela importância estratégica do local, Martim Afonso de Sousa coordenou, em 22 de agosto de 1532, as primeiras eleições populares das Três Américas, instalando a primeira Câmara de Vereadores do continente. Por esse motivo, São Vicente é considerado como o berço da democracia americana.

Boletins

Boletim 01 Boletim 02 Boletim 03 Boletim 04  Boletim 05  Boletim 06

Fotos:

22º JORI - São Vicente

6ª Etapa |  2ª Região Esportiva

Dias 27 de Fevereiro a 04 de Março de 2018

Conheça a cidade-sede: São Sebastião

São Sebastião é a cidade mais antiga do Litoral Norte. Outrora, tempos antes do início da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a serra de Boiçucanga – 30 km ao sul de São Sebastião – uma divisa natural das terras das tribos.  O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da Ilha de São Sebastião – hoje Ilhabela – a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.  Nos anos 40, implanta-se a infra-estrutura portuária e nos anos 60 chega o terminal marítimo de petróleo, da Petrobras, fatores decisivos para a retomada do desenvolvimento econômico. A “descoberta” de São Sebastião como destino turístico depois da abertura da rodovia Rio-Santos no final dos anos 70 veio proporcionar a São Sebastião mais uma oportunidade de desenvolvimento, agora baseada no turismo. De maneira controlada e ecológica, o turismo hoje é a vocação assumida pelos sebastianenses movimentar sua economia. (Fonte: http://www.saosebastiao.tur.br/historia-porto-de-sao-sebastiao.html)

Boletins

Boletim 01 Boletim 02 Boletim 03 Boletim 04 Boletim 05 Boletim 06

Fotos:

Coreografia - Pinda

5ª Etapa |  5ª Região Esportiva

Dias 20 a 25 de Fevereiro de 2018

Conheça a cidade-sede: Cravinhos

O nome Cravinhos origina-se da flor Cravina, pequenos cravos, que havia em grande quantidade nos canteiros da Fazenda Cravinhos e na região, com a população estimada de 34.651 habitantes (segundo IBGE 2007), sua localização é próxima da cidade de Ribeirão Preto.

A família Pereira Barreto provenientes do Estado do Rio de Janeiro, foram os grandes colaboradores para a fundação da cidade, eles possuíam grande experiência na cultura do café. Luiz Pereira Barreto, e o Cel. José Pereira Barreto e suas caravanas chegaram até Casa Branca, cidade de Ribeirão Preto aonde possuía muitos cafezais, até que um dia indicaram a Fazenda Cravinhos. O potencial da terra era grande e o desenvolvimento surgiu  na cidade. No ano 1883 foi inaugurada a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Cravinhos se emancipou politicamente em 22 de julho de 1897.

Boletins

Boletim 01 Boletim 02  Boletim 03 Boletim 04  Boletim 05 Boletim 06

Fotos:

4ª Etapa |  7ª Região Esportiva

Dias 6 a 11 de Fevereiro de 2018

Conheça a cidade-sede: Adamantina

Situada no Oeste Paulista, Adamantina tem uma população superior a 35 mil habitantes, fica a 582 quilômetros da Capital e conta com mais de 400 quilômetros² de área.  Sua história também está associada à Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) que, em 1937, voltou sua atenção para a zona do espigão do Aguapeí-Peixe, reiniciando a colonização da região em continuidade ao processo que já havia começado no Estado. A partir de negociação entre a CAIC e a firma Boston Castle Company Limited, ficou estabelecido, então, que, em 1938, seria aberto um caminho na mata, aproveitando-se os trechos mais antigos.

Nesse mesmo ano, foi iniciada a abertura das estradas laterais de penetração e, sob a direção do engenheiro Alberto Aldwini, também a venda de terras. O surto cafeeiro e a chegada da ferrovia com ponto final no município proporcionaram o rápido crescimento de Adamantina e da área que se estendia até o Rio Paraná, fazendo convergir, para a região, passageiros e a produção agrícola. Em 24 de dezembro de 1948, foram criados o distrito e o município de Adamantina com território desmembrado do distrito sede de Lucélia e do distrito de Aguapeí do Alto, atual município de Flórida Paulista.

Boletins

Boletim 01 Boletim 02 Boletim 03 Boletim 04 Boletim 05 Boletim 06

Fotos:

3ª Etapa |  8ª Região Esportiva

Dias 31 de janeiro a 4 de fevereiro 

Conheça a cidade-sede: Itapeva

Com uma população superior a 87 mil pessoas e conhecida como a “Capital dos Minérios”, Itapeva foi fundada em 1769 por Antônio Furquim Pedroso. Nesse período, constatava-se na região a agricultura de subsistência, mas, aos poucos, novas famílias se instalaram na Vila, o que impulsionou o desenvolvimento de várias atividades de abastecimento e promoveu maior concentração populacional.
No século XIX, teve destaque a produção de algodão e batata, além da criação de muares. Já neste período a cidade se apresenta como um pólo regional, já que sua extensão abriga bairros, ou freguesias, que só mais tarde foram desmembradas.
A comunidade passou a se chamar Itapeva da Faxina até 1910 e Faxina até 1938. A partir daí, Itapeva – que significa pedra chata em tupi guarani, tornou-se a denominação oficial da cidade.

Boletins

Boletim 01  Boletim 02 Boletim 03 Boletim 04 Boletim 05 Boletim 06

Fotos:

2ª Etapa |  6ª Região Esportiva

Dias 23 a 28 de Janeiro de 2018

Conheça a cidade-sede: Andradina

Conhecida como “Terra do Rei do Gado”, Andradina conta com mais de 55 mil habitantes e está localizada próxima à divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, a 630 quilômetros da capital paulista. A fundação de Andradina foi idealizada em 1932 pelo fazendeiro Antônio Joaquim de Moura Andrade, maior criador de gado do Brasil à época, conhecido como Rei do Gado.

A sede da prefeitura foi instalada no Grupo Escolar Dr. Álvaro Guião. A posse do primeiro prefeito, Evandro Brembati Calvoso, ocorreu em 10 de janeiro de 1939. O nome do Grupo Escolar era uma homenagem ao secretário de educação do interventor Adhemar Pereira de Barros, que visitou Andradina em 1939. A poetiza Cora Coralina viveu em Andradina nas décadas de 1940 e 1950, quando escreveu o célebre “Poema ao Milho”.

Boletins

Boletim 01 Boletim 02 Boletim 03 Boletim 04 Boletim 05 Boletim 06

Fotos:

22º JORI -Andradina

1ª Etapa |  3ª Região Esportiva

Dias 16 a 21 de Janeiro 2018

Conheça a cidade-sede: Lençóis Paulista

Lençóis Paulista situa-se na região central do Estado de São Paulo e possui uma área de 804 quilômetros quadrados, com mais de 65 mil habitantes. Está a 300 km da capital São Paulo, com acesso pela Rodovia Marechal Rondon.

A região é banhada pelo Rio Lençóis, afluente do Rio Tietê. Lençóis foi elevada à categoria de Freguesia pela Lei Provincial de 28 de Abril de 1858, data em que se comemora o aniversário da cidade.

Conhecida como Boca do Sertão por ser, em meados do século 19, o último povoamento antes do extenso oeste paulista, Lençóis Paulista é também a terra de Orígenes Lessa, escritor dos mais conceituados e imortal da Academia Brasileira de Letras.

Lessa deixou como legado aos seus conterrâneos a importância da leitura, o que levou a denominação de “Cidade do Livro”, já que Lençóis tem em sua biblioteca um número de obras maior que o de habitantes.

Programação

 GERAL

Boletins

Boletim 01 MENSAGENS Boletim 02  Resultados Boletim 03 Resultados Boletim 04 Resultados Boletim 05  Resultados

Programação diária: https://apl2.lencoispaulista.sp.gov.br/jori/Boletim/Index

Fotos: 

22º JORI - Lençóis Paulista 2018

 

Calendário Geral do JORI 2018 Regulamento

HISTÓRIA

Competição realizada numa parceria entre Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude com o Fundo Social de Solidariedade, idealizada por dona Lila Covas em 1995.

São 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo, 60 anos de idade: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez;

Os JORI começaram em 1994, com o evento “Caras e Coroas”, no Ginásio do Ibirapuera. Depois do sucesso do torneio, em 1995 foi iniciada a competição nos moldes atuais, organizada pela primeira-dama da época, Senhora Lila Covas.

Desde então, anualmente oito cidades recebem os jogos, representando as oito Regiões Esportivas do Estado, e uma última sedia a final estadual.        A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, acompanha pessoalmente todas as edições do JORI.

Em 2017, mais de 14 mil atletas participaram do torneio. Entre atletas, técnicos, apoio e todos os envolvidos na competição, foram cerca de 21 mil participantes, nesta que é a maior competição do segmento na América Latina.

Sede: Praça Antônio Prado, 09 – Centro – 01010-010 - São Paulo – SP - Fone: 11 3241-5822