Templates by BIGtheme NET

História

O esporte sempre fez parte do Governo do Estado de São Paulo. Antes conhecida como DEFE – Departamento de Educação Física e Esportes virou Secretaria propriamente dita em 25 de janeiro de 1965, intitulada Secretaria de Estado dos Negócios de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo regido pela Lei nº 8.663, sendo governador do Estado, na época, o Dr. Adhemar de Barros.

Em 29 de dezembro de 1967, o Governador Roberto Costa de Abreu Sodré, considerando progressiva descaracterização da Secretaria do Governo como unidade de administração geral do Estado, e também diversidade de suas atribuições mais ligada à cultura e aos esportes, efetuou uma reforma administrativa das atividades de promoção social, cultura, educação física, esportes e turismo, e através do Decreto nº 49.165, a Secretaria passou a denominar-se Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.

Em 15 de março de 1975, o governo do Sr. Paulo Egydio Martins alterou a estrutura e a denominação da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, criando a Secretaria de Estado dos Negócios de Esportes e Turismo pelo Decreto n° 5.929. Em 2001, com a gestão do Secretário Gabriel Chalita, houve uma nova mudança com novo plano de trabalho para aumentar o apoio aos jovens no estado, passando a ser chamada de Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer.

Em 2003, na gestão do Secretário de Estado Lars Grael, houve uma nova denominação da Pasta: foi tirado o plural de “Esportes”, passando a ser chamada de Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.

Claury Alves da Silva entra como secretário de Estado no ano de 2007, com uma estrutura diferenciada, e somada a inclusão do Turismo a Pasta fica intitulada como Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.

Conforme decreto nº 56.635, de 01 de janeiro de 2011, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, passa a denominar-se Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude na gestão de Jorge Pagura.

Desde então, já foram titulares da Pasta, José Benedito Pereira Fernandes, José Auricchio Junior e Jean Madeira. Atualmente, o Secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude é Paulo Gustavo Maiurino.

O Edifício

O edifício histórico que abriga a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, foi sede do “Banco de São Paulo”, projetado em 1935 e inaugurado em 1938, contendo 15 andares e dois subsolos, com entrada pela Rua XV de Novembro, 347(Espaço Turístico), Praça Antônio Prado, 9 , e Rua São Bento, 380 e 398, respectivamente.

O prédio é considerado como um dos edifícios mais bonitos do centro de São Paulo, com 13 mil metros quadrados de área construída e já foi alvo de pesquisas para estudantes de Arquitetura e Belas Artes de São Paulo e de outros estados, por ser um dos poucos edifícios que ainda contém, em alguns andares, a “Art Decó” preservada, entre outros estilos de decoração. No 4º andar, o forro é todo trabalhado em gesso, com luminárias originais de alabastro em forma de bandeja, madeira entalhada, encrustada de painéis de couro trabalhado, feito pelo Liceu de Artes e Ofício, impossível de ser confeccionado nos dias de hoje, face à ausência de mão de-obra especializada.

Existem depósitos para cartas ao lado dos elevadores, caixas de correio nas portarias, peças de mármore nas escadarias e um poço de iluminação.  O edifício está dividido em dois prédios, interligados entre andares, um com 11 e o outro com 15 andares.

O edifício foi construído para abrigar o “Banco do Estado de São Paulo” e todos os detalhes foram especificamente criados para ostentar o luxo daquela época. Após esse período, o edifício foi sede do Jockey Clube de São Paulo, para depois ser ocupada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

001  002

Fotos: Antonio Duarte.

Sede: Praça Antônio Prado, 09 – Centro – 01010-010 - São Paulo – SP - Fone: 11 3241-5822