SELJ participa do Encontro Nacional de Gestores de Juventude

Cerca de 200 gestores estiveram em Brasília no segundo evento promovido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ)

2017-08-25-PHOTO-00000610

O coordenador de  Programas  para a Juventude  da  Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), Erlon Lopes, esteve presente no 2º Encontro Nacional de Gestores Municipais e Estaduais de Juventude, realizado nos dias 23 e 24 de agosto, em Brasília.

Na ocasião foi lançado o pacote “Brasil Mais Jovem”, uma iniciativa do Governo Federal que amplia o Programa ID Jovem. Destinado a jovens entre 15 a 29 anos com renda mensal familiar de até dois salários mínimos (desde que inscritos no Cadastro Único do Governo Federal), a iniciativa consiste em um documento que possibilita o acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

O encontro também regulamentou e instituiu o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). O pacote de programas do Governo Federal para a Juventude (que contempla 39 ações distribuídas em 13 ministérios) visa a automonia e a emancipação de jovens dos 15 aos 29 anos.

Além disso, foi realizada no encontro a eleição do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude (Fomjuve). O Fomjuve é composto por mais de 300 representantes que compartilham informações sobre os programas de juventude desenvolvidos em suas respectivas localidades. O objetivo do fórum é servir como um espaço de diálogo direto entre os gestores de políticas públicas para juventude e a SNJ.

O coordenador Erlon Lopes ressaltou a importância dos municípios e do Estado no evento: “É de suma importância que os municípios e o Estado de São Paulo estejam presentes no Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude, pois é uma ótima troca de experiências para as cidades que promovem políticas públicas onde o maior beneficiado é o jovem. O Estado de São Paulo, por meio do município de Santos, está bem representado na vice-presidência da secretaria.”