PLANEJAMENTO GERAL

Fomentar a prática esportiva formal e não-formal, gerando oportunidades por meio da iniciação e formação de atletas, promovendo inclusão social, e evitando a evasão escolar, o uso de drogas e a violência;

Abrir oportunidades para identificação de potenciais talentos nas diversas modalidades esportivas, amparar e dar condições para o aprimoramento técnico desses jovens atletas;

Apoiar institucionalmente o atleta de alto rendimento na busca pela superação pessoal e esportiva, possibilitando uma carreira de sucesso;

Associar-se em parceria com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, na promoção e incentivo de intercâmbios e na elaboração e execução de programas, projetos e atividades relativos ao esporte e lazer;

Gerar e viabilizar atos administrativos que estejam obrigatoriamente dentro dos interesses públicos e sejam executados com eficiência;

Divulgar institucional e imparcialmente os dados, ações, programas, agenda e calendário.

Proporcionar a todos os cidadãos a oportunidade de integrarem-se voluntariamente às diversas atividades de lazer, motivando-os a buscar o bem-estar e a qualidade de vida.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

Parcerias com a sociedade civil/ Esporte social – Otimizar (melhorar eficiência e qualidade) e ampliar o fomento por meio de entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, para os projetos esportivos contínuos com características de inclusão social e iniciação esportiva, priorizando crianças e adolescentes, nas várias modalidades esportivas relevantes.

Eventos – Dar apoio institucional e estimular os eventos esportivos e de lazer para todos os segmentos da população, que busquem na divulgação do esporte o instrumento de combate à evasão escolar, ao uso de drogas e à violência.

Obras e Academia ao ar livre – Otimizar (melhorar eficiência e qualidade) e ampliar o subsidio para construção e reforma de equipamentos públicos de práticas esportivas nos municípios mais carentes de recursos e com maiores demandas e necessidades sociais.

Bolsa Talento/ Centro de Excelência – Dar amparo financeiro satisfatório bem como proporcionar locais adequados de excelência em treinamento em quantidade suficiente, a um número expressivo de jovens atletas de alto rendimento nas modalidades individuais relevantes ou olímpicas.

Lei Paulista de Incentivo – Selecionar e priorizar, de forma impessoal e eficiente, com transparência e lisura, os projetos apresentados pelo poder público ou pela iniciativa privada, sem fins econômicos, no fomento aos projetos esportivos que priorizem a visão educativa, sócio esportiva, de formação, participativa, de gestão e desenvolvimento, de infraestrutura e de rendimento.

Jogos Escolares/ Juventude – Fomentar, subsidiar e dar prioridade aos tradicionais Jogos Escolares e da Juventude, estimulando e dando possibilidade de participação a um número expressivo de municípios e alunos, agregando os mais carentes de recursos e com maiores demandas e necessidades sociais, selecionando modalidades relevantes.

Jogos Regionais/ Abertos – Fomentar e subsidiar os tradicionais Jogos Regionais, estimulando a participação de um número expressivo de municípios e atletas.

JORI e VidAtiva – Promover e incrementar o subsídio para a disseminação da cultura da prática de exercícios físicos e esportiva entre os idosos, na busca por hábitos saudáveis, integração e qualidade de vida.

Lazer – Estabelecer uma agenda consistente e permanente de lazer, contemplando várias atividades lúdicas, culturais, integrativas, educativas, de contemplação e de recreação, aproveitando espaços públicos disponíveis e em parceria com entidades de interesse público, priorizando regiões e comunidades carentes de entretenimento.

Lei 13.019 -14

SARGENTO GONZAGUINHA