Home  Home          Governo Eletrônico  Governo Eletrônico

 


Histórico

O Clube da Terceira Idade foi criado em 22 de maio de 1985, segundo modelo trazido da Espanha para o Estado de São Paulo, pelo Secretário de Esportes e Turismo, Doutor Caio Pompeu de Toledo.

O Coordenador de Turismo da época, Doutor Caio Luiz de Carvalho, desenvolveu a organização e implantação do projeto, que, posteriormente, foi difundido pelos demais Estados do Brasil.

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida ao público idoso, a EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo, criou e coordenou a ABCMI Nacional - Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, lançando seu projeto em âmbito nacional, na capital paulista, com o apoio da SET/COTUR.

Em 1996, com a denominação alterada para Clube da Melhor Idade, foi incluída na Política Nacional de Turismo pelo Ministério dos Esportes e Turismo, estimulando o acesso a viagens e outros serviços ligados ao setor.

Baseado nessa política, a partir de 1992, foram criados os Pontos de Encontro da Terceira Idade, nos Conjuntos Desportivos “Baby Barioni” e “Constâncio Vaz Guimarães” pertencentes à Secretaria de Estado, e nesses foram implantas diferentes atividades com o intuito de promover a integração e recreação ao público idoso.

Até 2002, diversas atividades foram realizadas nos dois Conjuntos Desportivos, atendendo aproximadamente 3.000 idosos. Atualmente, o Programa Terceira Idade da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo se enquadra na Lei Federal Nº 10.741, de 1º/10/2003 e na Lei Estadual do Idoso Nº 12.548, de 27/02/2007, no atendimento e prestação de serviços ao segmento idoso.